DESPERTANDO A SOCIEDADE PARA A SAÚDE DO CÉREBRO

Transmissão pelo Youtube do SUPERA!

ASSISTA AO EVENTO

UM EVENTO DE RELEVÂNCIA...

O SUPERA sempre abraçou em seu calendário de ações o mês de sensibilização e Conscientização da Doença de Alzheimer. Setembro é um mês instituído especialmente para isso, pela Alzheimer’s Disease International (ADI), junto a entidades como a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e a um grupo pesquisadores e de especialistas que são grandes referências em nosso país nas áreas de neurologia cognitiva, gerontologia, neuropsicologia, saúde pública e de outras áreas de interface com a promoção do envelhecimento ativo e saudável e de saúde mental. Essa parceria reforça a importância de um olhar integral para os cuidados com a saúde do cérebro e com esta ação, o SUPERA busca disseminar informações sobre um estilo de vida saudável e ativo desde as fases iniciais da vida e para todas as idades, com o objetivo de promover a longevidade com uma boa qualidade de vida contribuindo para o desenvolvimento de fatores de proteção para as demências, como a Doença de Alzheimer.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

HORÁRIO

PALESTRA

PALESTRANTE

08h00

(INÍCIO DO EVENTO PRESENCIAL)

Welcome Coffee

Apresentação artística

PAINEL 1

09h10

(INÍCIO DO EVENTO DIGITAL)

Aspectos conceituais das demências, epidemiologia e prevenção

Tratamento da Doença de Alzheimer o que a ciência tem estudado sobre o uso de novas terapêuticas?


PAINEL 2

10h20

Desafios de políticas públicas em demências -

Plano Nacional de Demência

PAINEL 3

11h10

A estimulação cognitiva fator de proteção contra declínio cognitivo

Resultados de pesquisa de treino cognitivo

Sono: Fator de Proteção e Qualidade de vida

PAINEL 4

12h10

Demências: Fatores de Proteção

Cuidados e Cuidadores

Alzheimer: Amor e Acolhimento

ACOMPANHE MAIS SOBRE NOSSAS EDIÇÕES ANTERIORES

CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES

Dra. Jerusa Smid


Neurologista do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) - do HC da FMUSP, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Grupo Médico Assistencial de Memória e Cognição do Hospital Israelita Albert Einstein, Doutora em Neurologia Cognitiva e do Comportamento pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).

Profa. Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki. 


Prof. Livre Docente em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Hospital Santa Marcelina.

Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira


Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas e em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Título de especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG, Presidente da ABRAz Regional São Paulo triênio 2021-2024.

Prof. Dr. Leandro Minozzo


Médico geriatra, professor de geriatria da Univ. FEEVALE, membro do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas em demências da ABRAZ, autor do livro “Como cuidar de um familiar com Alzheimer e não adoecer”. 

Mônica Sanches Yassuda

 

Psicóloga pela Universidade de São Paulo, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Florida, EUA, Professora Titular na EACH USP no bacharelado em Gerontologia, orientadora no programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH-USP e da UNICAMP e do Programa de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva


Gerontóloga, docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade São Paulo, é coordenadora do Curso de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- (ABRAz-SP) e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva da USP. Coordenadora do grupo de estudos em treino cognitivo (GETC) da Universidade de São Paulo. Assessora científica do Instituto Supera de Educação. Consultora em estimulação cognitiva das regionais do SESC. E mentora de profissionais que objetivam empreender e atuar na área de avaliação cognitiva e estimulação cognitiva para pessoas idosas.

Eva Bettine


Gerontóloga, Mestra em Filosofia e doutoranda em Ciências pela USP; Especialista em Reabilitação e estimulação cognitiva; Coordenadora de Grupo de Pesquisa em Ritmos Biológicos, em especial o ciclo vigília/sono; membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP; Membro da Associação Brasileira de Gerontologia; Docente da USP 60+; Coordenadora de Pós-graduação em Gerontologia.

Profa. Dra. Cláudia Suemoto


Professora Associada da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, Mestrado e pós-doutorado pela Harvard School of Public Health, Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção São Paulo.

Beth Goulart


É uma atriz consagrada, com 47 anos de experiência na profissão. Com o amor pelas artes herdado dos pais, Nicette Bruno e Paulo Goulart, iniciou carreira nos palcos de teatro e conta com diversos prêmios em sua jornada. Atuante hoje na televisão e teatro, Beth Goulart é embaixadora e aluna do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro.

Sílvia Haidar


Jornalista, historiadora e especialista em neurociências pela Unifesp. Trabalha na Folha de S. Paulo desde 2010 e assina os blogs de Saúde Mental e Gatices no jornal.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados.