Altas habilidades, TDAH, TEA e inclusão:
conhecimento e informação para pais, educadores e mentes curiosas.
A superdotação ainda é cercada de mitos e invisibilidades. Enquanto muitos enxergam apenas um alto QI, por trás estão crianças, jovens e adultos que enfrentam desafios emocionais, sociais e educacionais pouco compreendidos.
No Brasil, a falta de identificação precoce e a escassez de políticas inclusivas agravam ainda mais esse cenário. Este evento é um convite ao diálogo — com especialistas e vozes atuantes — sobre como reconhecer, apoiar e incluir pessoas com altas habilidades, além de entender a interseção com quadros como TDAH e TEA.
Altas habilidades, TDAH, TEA e inclusão:
conhecimento e informação para pais, educadores e mentes curiosas.
A superdotação ainda é cercada de mitos
e invisibilidades. Enquanto muitos enxergam apenas um alto QI, por trás estão crianças, jovens e adultos que enfrentam desafios emocionais, sociais e educacionais pouco compreendidos.
No Brasil, a falta de identificação precoce
e a escassez de políticas inclusivas agravam ainda mais esse cenário. Este evento é um convite ao diálogo — com especialistas e vozes atuantes — sobre como reconhecer, apoiar e incluir pessoas com altas habilidades, além de entender a interseção com quadros como TDAH e TEA.
O Dia da Superdotação é celebrado em 10 de agosto, conhecido como Dia Internacional da Superdotação. Esta data visa reconhecer e conscientizar sobre as necessidades e direitos das pessoas com altas habilidades/superdotação.
Ao objetivo principal dessa data é promover a conscientização sobre as características e desafios enfrentados por indivíduos com altas habilidades/superdotação, buscando uma educação mais inclusiva e adequada às suas necessidades específicas.
O Dia da Superdotação é celebrado em
10 de agosto, conhecido como Dia Internacional da Superdotação.
Esta data visa reconhecer e conscientizar sobre as necessidades e direitos das pessoas com altas habilidades/superdotação.
Ao objetivo principal dessa data é promover
a conscientização sobre as características
e desafios enfrentados por indivíduos com altas habilidades/superdotação, buscando uma educação mais inclusiva e adequada
às suas necessidades específicas.
Programação da Live:
Programação da Live:
19h30 | Abertura
19h30 | Abertura
Superdotação e altas habilidades.
Contexto Brasil e mundo, importância da identificação precoce e como o Mensa atua.
• Carlos Eduardo Fonseca - Presidente Mensa Brasil
Executivo especializado em comunicação, jornalismo e relações institucionais graduado em Comunicação Social com passagens em órgãos públicos e privados. Atualmente é presidente da Mensa Brasil.
Superdotação e altas habilidades.
Contexto Brasil e mundo, importância da identificação precoce e como o Mensa atua.
• Carlos Eduardo Fonseca
(Presidente Mensa Brasil)
Executivo especializado em comunicação, jornalismo e relações institucionais graduado
em Comunicação Social com passagens
em órgãos públicos e privados. Atualmente
é presidente da Mensa Brasil.
TEA, TDAH e altas habilidades.
Como identificar, quais as diferenças, e quais as necessidades específicas de cada um.
• Dra. Fabrícia Signorelli - Psiquiatra no Ambulatório TDAH UNIFESP
Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Realizou residência médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e é mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
TEA, TDAH e altas habilidades.
Como identificar, quais as diferenças, e quais as necessidades específicas de cada um.
• Dra. Fabricía Signorelli
Psiquiatra no Ambulatório TDAH UNIFESP
Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Realizou residência médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
e é mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Desafios da mulher superdotada
• Geovanna Tominaga
Escritora, mãe, apresentadora, mulher superdotada e colunista da Revista Pais e Filhos. Especializada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Desafios da mulher superdotada
• Geovanna Tominaga
Escritora, mãe, apresentadora, mulher superdotada e colunista da Revista Pais e Filhos. Especializada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Conheça nossos palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Carlos Eduardo Fonseca
Presidente da Mensa Brasil
• Executivo de comunicação, jornalista e especialista em relações institucionais;
• Presidente da Associação
Mensa Brasil (altas habilidades
e superdotação);
•Membro e voluntário da Mensa Brasil desde 2016;
•Fundador da Fundação Mensa Brasil (braço social da Mensa);
•Responsável internacional
de comunicação social
da Mensa International;
•Funcionário de carreira
do Banco do Brasil;
•Atuou em posições estratégicas
no BB, inclusive na Assessoria
Especial da Presidência;
•Chefiou áreas de comunicação de diversos órgãos do Governo Federal.
Carlos Eduardo Fonseca
Presidente da Mensa Brasil
• Executivo de comunicação, jornalista e especialista em relações institucionais;
• Presidente da Associação Mensa Brasil
(altas habilidades e superdotação);
• Membro e voluntário da Mensa Brasil desde 2016;
• Fundador da Fundação Mensa Brasil
(braço social da Mensa);
• Responsável internacional de comunicação social
da Mensa International;
• Funcionário de carreira do Banco do Brasil;
• Atuou em posições estratégicas no BB, inclusive na Assessoria Especial da Presidência;
• Chefiou áreas de comunicação de diversos órgãos do Governo Federal.
Dra. Fabrícia Signorelli
Psiquiatra
• Mestre em Transtornos do Neurodesenvolvimento;
• Psiquiatra no Ambulatório de TDAH em Adultos – UNIFESP;
• Membro do Board Científico do Brazilian Institute of Practical Pharmacology (BIPP);
• Membro internacional da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP);
• Membro internacional da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP);
• Graduada em Medicina – Faculdade de Medicina de Jundiaí;
• Residência médica em Psiquiatria – FAMEMA;
• Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento – Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Dra. Fabrícia Signorelli
Psiquiatra
• Mestre em Transtornos do Neurodesenvolvimento;
• Psiquiatra no Ambulatório de TDAH
em Adultos – UNIFESP;
• Membro do Board Científico do Brazilian Institute of Practical Pharmacology (BIPP);
• Membro internacional da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP);
• Membro internacional da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP);
• Graduada em Medicina
Faculdade de Medicina de Jundiaí;
• Residência médica em Psiquiatria
FAMEMA;
• Mestrado em Distúrbios do desenvolvimento Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Geovanna Tominaga
Comunicadora, escritora e mãe
• Jornalista, escritora e colunista na Revista Pais&Filhos;
• MBA em Marketing e Comunicação em Mídias Digitais;
• Especialista em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil – PUCRS;
• Graduanda em Psicopedagogia
Educadora parental em Disciplina Positiva – PDA/USA;
• Mãe do Gabriel;
• Fundadora do projeto Conversas Maternas
• Mulher Superdotada.
Geovanna Tominaga
Comunicadora, escritora e mãe
• Jornalista, escritora e colunista na Revista Pais&Filhos;
• MBA em Marketing e Comunicação
em Mídias Digitais;
• Especialista em Neurociência, Educação
e Desenvolvimento Infantil – PUCRS;
• Graduanda em Psicopedagogia
Educadora parental em Disciplina
Positiva – PDA/USA;
• Mãe do Gabriel;
• Fundadora do projeto Conversas Maternas.
• Mulher Superdotado.
© Método SUPERA Todos os direitos reservados.